Incendiar
Flash
Glifo Superior de Resistência Mágica
9x
Marca Superior de Penetração Mágica
9x
Quintessência Superior de Poder de Habilidade
3x
Selo Superior de Armadura
9x
Texto sobre as Runas
Marcas de penetração magica
Selos de armadura
glifos de Resistencia magica
Quintessências de Poder de Habilidade
Isso é só uma base, você pode fazer pequenas alterações caso te deixem mais confortaveis, algumas pessoas por exemplo preferem usar selos de hp ao invés de armadura, eu prefiro as de armadura, eu também tenho uma pagina situacional com glifos de poder de habilidade ao invés de resistencia magica mas eu uso essa pagina apenas contra times full ad.
Totem Vigilante (Amuleto)
Bastão das Eras
Sapatos do Feiticeiro
Tormento de Liandry
Ampulheta de Zhonya
Capuz da Morte de Rabadon
Mascara Abissal
Texto sobre os Itens
a build que eu vou sugerir é incomum, mas vou explicar o por que de cada parte.
comece com:
e termine com
Não necessariamente nessa ordem!!
Lembre se sempre de olhar o jogo e pense qual item é mais util naquele momento, você não precisa por exemplo fazer cetro abissal contra um time full ad.
porque começar com cristal de safira e 2 pot de mp?
por que o estilo de jogo que eu vou propor é farmar ao máximo com o "solo atormentado" (w), para isso você vai precisar de bastante mp, começo com cristal ao invés de anel de doran por que é importante terminar o bastão das eras rapido já que ele fica mais forte com o tempo, você pode achar que vai morrer facil por não ter pot de hp nem a vida adicional do anel, mas a passiva da morgana "sifão da alma" concede vampirismo mágico, e como você vai farmar usando uma skill, sua vida vai recuperar bem rapido.
Bastão das eras
O sustain concedido pelo bastão das eras é otimo pela passiva "recompensa da bravura" que você ja obtem ao comprar o catalisador da proteção , esse sustain vai garantir que você consiga farmar usando seu "solo atormentado" talvez mais umas 2 poções de mana quando você voltar para a base e a partir de então você ja terá mp suficiente para sair spamando "pocinhas" e farmando minions com muita facilidade, além disso o bastão das eras concede uma otima quantia de hp, que será muito importante já que você precisará aguentar algum dano para poder ultar com eficiencia. lembre-se que sustain é uma coisa que você precisa no começo do jogo e o bastão das eras tem uma passiva que stacka com o tempo então recomendo fecha-lo primeiro.
Sapatos do Feiticeiro
Um item bem comum, penetração magica é muito importante, você pode cogitar trocar por para ganhar um pouco de cdr, mas eu não recomendo isso.
Tormento de liandry
Vai te dar penetração magica, hp (que eu já citei sua importancia) e um pouquinho de ap, e o maior objetivo de fazer liandry é sua passiva que vai combar muito bem com sua skill "solo atormentado" e isso vai fazer seu combo "ligação das trevas" (q) + "solo atormentado" (w) ficar muito forte. deixo a sua escolha decidir quando faze-lo eu costumo fazer de terceiro a quinto item.
Ampulheta de zhonya
De todas as builds que você pesquisar pra morgana esse é o item que você sempre vai encontrar, por que com ele você pode avançar para perto da linha de dano do time inimigo usar sua ult e então zhonya, te protegendo durante sua ult. Quando fazer: este item é muito importante e quanto antes você tive-lo melhor, mas a build que eu recomendo vai te deixar tão resistente que as vezes você nem precisa tanto dele, é importante analisar a partida, mas em geral faça-o como 3º item depois do bastão das eras e da bota ou como 4º item no máximo, caso você esteja jogando contra um mid ad principalmente zed sugiro adiantar pelo menos a amaguarda da caçadora .
Capuz da morte de rabaddon
Sem muita explicação para isso, é simples aumenta muito seu ap e consequentemente amplifica bastante seu dano, mas não acho ele tão urgente, você vai conseguir dano de outras formas, não tenha pressa de faze-lo, deixe o para a partir do 4º item.
Cetro Abissal
Você vai precisar de uma opção de resistencia magica o cetro abissal vai te dar resistencia magica além da aura de redução de rm e um pouco de ap, caso o mid inimigo seja ap e o dano dele estiver muito alto ou caso ele consiga te burstar facilmente compre pelo menos uma capa negatron .
outras possibilidades:
cajado do vazio é um item muito bom, mas ele não está na minha build por que ela já tem 37,8 de magic pen pela bota+liandry+runas, 20 de redução de rm da aura do cetro abissal e 6% de penetração magica dos talentos. o que ja é bastante, só recomendo caso o time inimigo realmente esteja fazendo muita resistencia magica.
rylai
é um item que também da hp+ap, mas você ja tem bastante dos 2 e a passiva dele não vai ser tão util para morgana.
Passiva | |||||||||||||||||||
2 | 8 | 10 | 12 | 13 | Q | ||||||||||||||
1 | 3 | 5 | 7 | 9 | W | ||||||||||||||
4 | 14 | 15 | 17 | 18 | E | ||||||||||||||
6 | 11 | 16 | R |
Texto sobre as Habilidades
resumo sobre suas habilidades
ligação das trevas (q)
prende o inimigo por até 3 segundos, alguns de vocês podem se perguntar por que eu não foco em upar ela inicialmente, por que farmar com seu w é muito mais importante do que TENTAR prender o mid adversario, enquanto você ainda estiver na "laning phase" guarde essa skill, não use a toa, o cooldown dela é muito alto então gastar ela e errar pode ser a brecha que seu inimigo esperava pra avançar em você, além disso, se você foar em maximizar o level dela primeiro você não vai conseguir puxar a lane com o seu w, sendo assim acertar o seu q vai ser ainda mais difícil pois o seu adversario poderá se posicionar com maior facilidade atras dos minions dele. nas teamfights procure brechas e tente acertar sua skill no carry inimigo. apos acertar sua ligação das trevas nele mata-lo será facil.
solo atormentado (w)
a maior diferença da morgana mid pra suporte está aqui, como suporte você usava isso para pegar o dinheiro do gume do ladrão arcano, como mid você vai usar essa habilidade para farmar com facilidade, a partir do seu nv 5 (quando a habilidade estiver nv 3) você conseguirá matar os minions da leva de traz apenas com essa habilidade, antes de atingir esse nível recomendo dar um ataque basico em cada um dos minions e então usar a skill, isso vai te ajudar a puxar a lane bem rapido, então você pode dar roaming, indo no bot ou top para ajudar o seu time. Quando estiver lutando contra outro campeão sempre use o solo atormentado depois de acertar a ligação das trevas.
escudo negro (e)
a skill que diferencia a morgana dos outros champions, um stun as vezes acaba com o jogo, o escudo negro impede qualquer tipo de crowd control, tente ser preciso com essa habilidade pois o cooldown dela é muito alto, a maioria das habilidades tem um tempo de conjuração, uma animação que indica que o campeão vai usar a habilidade, durante essa animação você deve usar o escudo no seu aliado e impedir que ele tome o controle de grupo. sempre lembre-se que ao usar uma skill no momento errado pode ser a brecha que seu oponente esperava para ir para cima de você
grilhões da alma ®
muito dano e stun em area, encaixar uma boa ult de morgana pode virar um jogo. o problema é conseguir se posicionar para ultar, você pode usar seu flash para pular em meio ao time inimigo ultar e usar zhonya, é um combo bem comum para morgana, mas sempre lembre-se que usar o flash para avançar vai fazer com que você não tenha um jeito de recuar pela sua baixa mobilidade, e sobre a parte de usar zhonyas fique bem atento, ao ultar e usar zhonya você ficará invuneravel, impedindo que te matem antes que você consiga stunar ao fim de sua ult, mas por outro lado você fica imóvel, o que pode possibilitar que seus inimigos fujam de sua ult, então é necessario saber a hora que você pode guardar a sua zhonya e não deixar o adversario sair do alcance de sua ult ou usar a zhonya para se proteger, mas isso você aprenderá com o tempo e experiencia.
Texto sobre os Talentos
Uso a seguinte arvore de Talentos.
Morgana é boa por dar uma potreção única à hyper carrys como com seu escudo, além de ter um bom poder de desengage contra . Na lane eu particularmente acho que ela não tem counters, talvez você sinta dificuldade contra champions assassinos como , sabe por que ? por que eles são assassinos foram feitos pra ganhar x1